Servindo Massachusetts

REFEIÇÕES ESCOLARES

Visão geral

As Crianças Podem Comer de Graça Nas Escolas de Massachusetts

A partir do ano letivo de 2023-2024, as merendas escolares gratuitas estarão disponíveis para TODOS os alunos — permanentemente! Isso significa que todos os alunos de Massachusetts que frequentam uma escola que participa do Programa Nacional de Merenda Escolar (National School Lunch Program) podem desfrutar diariamente de um almoço saboroso e nutritivo, sem nenhum custo para suas famílias. E o café da manhã gratuito é oferecido a todos os alunos das escolas participantes do Programa de Café da Manhã Escolar (School Breakfast Program).

SOBRE A MERENDA ESCOLAR

Todo Mundo Come — e É Melhor Quando Fazemos Isso Juntos

A merenda escolar gratuita mantém alimentos nutritivos no prato das crianças e tira o estresse das famílias. Mas, embora o café da manhã e o almoço sejam necessários, isso não significa que também não possam ser divertidos. A merenda escolar não apenas nutre o corpo, mas também dá aos alunos a chance de fazer amigos e desenvolver habilidades sociais que durarão a vida toda.

Seu prato favorito pode ser aquele que você ainda não experimentou!

A merenda escolar ajuda as crianças a adotarem hábitos alimentares saudáveis que podem reduzir os casos e a gravidade do diabetes tipo 2, doenças cardíacas e obesidade. Quando as crianças veem seus colegas experimentando novos alimentos no refeitório da escola, é mais provável que elas entrem na onda e experimentem novos alimentos saudáveis que estimulem seu crescimento e aprendizado. Assim, os pais só usam as compras de casa (conquistadas com muito esforço!) para fazer alimentos dos quais sabem que seus filhos já gostam.

Agora que as refeições escolares são gratuitas para todos os alunos, mais crianças de famílias de todas as faixas de renda estão tomando o café da manhã e almoçando na escola. Isso faz com que a vida das famílias se torne mais fácil e a vida das crianças seja mais alegre e voltada para a comunidade. 

Quem diria que o ingrediente que faltava para as crianças gostarem de vegetais era um pouco de pressão saudável dos colegas?

OS BENEFÍCIOS DA MERENDA ESCOLAR GRATUITA

Deixe de preparar o almoço, tendo a certeza de que eles não deixarão de almoçar.

  • Economiza seu tempo: É acordar e ir direto pra escola!
  • Economiza seu dinheiro: Uma média de US$1.200 por ano/por criança. Outro bônus é que menos sacos plásticos de sanduíches ocupam seu precioso espaço na gaveta.
  • Aumenta a receita da escola do seu filho/da sua filha: Que é reinvestida para melhorar o programa de alimentação escolar do seu filho/da sua filha, para que seja possível continuar servindo refeições ainda mais saborosas e saudáveis.
  • Quebra barreiras e estigma: Mais crianças já estão tomando café da manhã e almoçando juntas na escola, agora que as refeições são gratuitas. Agora, todo mundo pode aproveitar o recreio com a barriga cheia.
Nunca Mais Se Preocupe com Almoços Starts Line

OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ DA MANHÃ ESCOLAR GRATUITO

Mas, Primeiro, Café da Manhã!

É muito mais fácil mudar o mundo de barriga cheia. É por isso que todas as manhãs, muitas escolas participantes do Programa de Café da Manhã Escolar servem alimentos frescos e deliciosos para fortalecer o cérebro de todos os alunos, sem nenhum custo para suas famílias. Além disso, algumas escolas oferecem até lanches grátis!

Quando os alunos começarem o dia tomando o café da manhã na escola, eles terão:

  • Melhor produtividade: Dados mostram que os alunos que tomam café da manhã têm melhor memória (o que é ótimo para fazer provas), melhor comportamento e melhor frequência escolar.
  • Melhor saúde: Interrompendo o mau humor causado pela fome antes que ele comece e reduzindo o risco de obesidade.
  • Melhores manhãs: Uma coisa a menos para você se preocupar, o que não tem preço.
Café da Manhã Escolar é Para Campeões Starts Line

Adicione O Café da Manhã Gratuito à Rotina Matinal Dos Seus Filhos!

Entre em contato com a escola do seu filho/da sua filha para saber mais sobre o programa de café da manhã gratuito.

Perguntas frequentes

Todas as escolas que participam do Programa Nacional de Merenda Escolar oferecem refeições escolares gratuitas. Isso inclui todas as escolas públicas e a maioria das escolas charter em Massachusetts.

O almoço é gratuito para todos os alunos e é servido em todas as escolas que participam do Programa Nacional de Merenda Escolar. Muitas escolas também oferecem café da manhã e algumas até oferecem lanches. Se a escola do seu filho/da sua filha serve almoço, café da manhã e lanche, todas essas refeições estão disponíveis gratuitamente. Se você não tiver certeza de quais refeições são oferecidas pela escola de seu filho/sua filha, entre em contato diretamente com o distrito escolar para saber.

Sim, para o ano letivo de 2023-2024 as escolas funcionam presencialmente e refeições escolares gratuitas são disponibilizadas na escola para todos os alunos.

Sim, os distritos escolares exigem que as famílias preencham o Formulário de Refeição Escolar Gratuita e a Preço Reduzido para que as famílias qualificadas tenham direito a outros programas, como isenção de taxas em atividades e em provas universitárias (os programas cobertos variam de acordo com o distrito). A única exceção é para escolas/distritos que operam a Provisão de Qualificação Comunitária (Community Eligibility Provision, ou CEP, pela sigla em inglês). Nas escolas CEP, as famílias não são obrigadas a preencher o formulário de Refeição Escolar Gratuita e a Preço Reduzido. Se você não tiver certeza se o seu filho/a sua filha frequenta uma escola CEP, entre em contato com o Departamento de Serviços de Alimentação do seu distrito.

A participação do seu filho/da sua filha na merenda escolar gratuita não tira refeições de ninguém – na verdade – ajuda outras crianças e famílias que mais precisam! Todas as famílias são incentivadas a aproveitar as refeições escolares gratuitas porque:

  • Economizam tempo e dinheiro
  • Aumentam a receita da escola do seu filho/da sua filha
  • Quebra barreiras e estigmas para outras crianças comerem merenda escolar

Sim, as refeições escolares devem seguir um padrão federal de refeições que inclui quantidades determinadas de frutas, legumes e grãos integrais. As refeições escolares também devem atender aos limites de sódio, gordura saturada e calorias totais. Os cardápios geralmente oferecem alimentos de origem local, apoiando fazendas, pesqueiros e outros produtores locais nas comunidades.

Em todas as escolas que operam sob o Programa Nacional de Merenda Escolar (National School Lunch Program), as diretrizes federais descrevem um almoço saudável e completo para todos os alunos. Para que as escolas sejam reembolsadas pelo custo de cada refeição, os alunos são obrigados a levar uma fruta e um vegetal no almoço. Se o aluno não levar frutas e vegetais, poderá ser cobrado o custo da refeição daquele dia. Se os alunos optarem por adicionais (ou seja, um sanduíche adicional, biscoitos, sorvete ou outras guloseimas), também poderá ser cobrado um custo adicional por esses itens. É melhor revisar as opções de merenda escolar com seus filhos e certificar-se de que eles se lembrem de encher o prato com os alimentos escolares saudáveis e deliciosos disponíveis.

Se você mora em Massachusetts e precisa de ajuda para se alimentar, ligue para nós hoje mesmo no telefone 1.800.645.8333.

Não importa a sua situação, sabemos que alimentos são uma necessidade. Queremos ajudá-lo(a).  Podemos colocá-lo(a) em contato com programas que ajudarão a pagar as compras e a colocar comida na mesa. 

A sua ligação é sempre gratuita e confidencial.  Nossos assessores podem ajudar a:

  • Saber se você é elegível para o SNAP (programa de assistência financeira para mantimentos) e ajudar a se inscrever. 
  • Encontrar refeições grátis para seus filhos na sua comunidade
  • Saber como usar seus benefícios HIP
  • Encontrar programas de refeições e bancos de alimentos 
  • e muito mais...

Se você recebeu os benefícios do P-EBT, há uma boa chance de você se qualificar para receber benefícios do SNAP. Ligue para nós hoje mesmo e nossos conselheiros farão uma pré-seleção do SNAP para descobrir se você é elegível.